Data: 17/08/2013 - Fonte: jaruonline

Jaru: IDARON encontra em propriedade rural abrigo de morcegos transmissores da Raiva

Imprimir   

A unidade da IDARON de Jaru, identificou nesta quinta-feira (15) em um propriedade rural localizada na linha 603 km 9, sentido Theobroma, um abrigo de morcegos hematófagos que são os principais transmissores da raiva para os herbívoros.

Por tratar-se de uma zoonose, que deve ser atendidas com a maior urgência possível, uma equipe composta pelos servidores Heverson Cristiano Bordon, assistente fiscal, e o médico veterinário Eron Bezerra Spinelli, fiscal do escritório da cidade de Jaru, se deslocou rapidamente até a propriedade mencionada e com a ajuda dos proprietários que indicaram os possíveis pontos de abrigo dos morcegos, foi encontrado em um poço de aproximadamente 6 metros de profundidade abandonado em meio a uma plantação de cacau, a presença dos morcegos hematófagos. 

Os fiscais utilizaram técnicas de rapel para descer ao poço e capturar dois morcegos machos, que foram submetidos a aplicação da pasta vampiricida e novamente soltos no abrigo. Com esta aplicação o animal capturado ao voltar para o abrigo, contaminam os outros membros da colônia com um veneno à base de anticoagulante presente na pasta. 

“A rápida notificação de ataques, e da existência de possíveis abrigos de morcegos hematófagos nas propriedades rurais, é fundamental para o controle da raiva da criação”, destaca o médico veterinário Eron Bezerra.

Está ação faz parte as notificações de vacinação obrigatória, diante do foco de raiva encontrado no município no mês de junho deste ano.

.
.
.
.
.
Deixe seu comentário:
Publicidade
    AGENDA DE EVENTOS
    • AGRISHOW

     

    ;

    Contato: (69) 9247-0428
    E-mail: contato@jaruemfoco.com.br
    © 2012 - Todos os direitos reservados ®